©2018 by LxPsicologia.

MARCELO AZEREDO RODRIGO

Psicoterapeuta certificado pela EATA (European Association of Transactional Analysis). Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, n° ced. Prof. 21525.
Residiu na cidade de Roma, onde obteve a Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia pela UPS, o Curso de especialidade avançada em Psicologia Clínica e Psicoterapia pela SSSPC e o Doutoramento em Ciências da Educação (UPS).  
A sua experiência profissional, relativamente a Roma, decorreu em Clínica privada e em Cooperativas Sociais, como Técnico de Saúde Mental em acompanhamento de pacientes, adultos e adolescentes, em domicílio, Centro de Dia e Casas de Acolhimento. Foi responsável no referido Centro de Dia por atividades de animação em grupo, envolvendo adolescentes problemáticos. Teve formação em Trieste, em regime de bolsa, sobre os antecedentes e os riscos do Doping na prática do desporto, conducente a ações preventivas, em que foi docente, em escolas de Roma. Cumulativamente, foi docente convidado na UPS/Roma lecionando, em perspetiva sistémica, temáticas que são hoje de grande impacto social (crescente individualização social, prevalência do não-lugar, precariedade no trabalho e, em suma, aumento do risco endémico) e com implicações em vários aspetos da saúde, sobretudo mental. Aliás, o seu tema central de doutoramento foi precisamente um estudo de interrelação entre a Insegurança laboral e a Perspetivação do Futuro.      
Participou, mais recentemente, já em Lisboa e em áreas urbanas multiculturais, como investigador, no projeto UPWEB — “Compreender as Práticas de Saúde em bairros superdiversos e reconcetualizar a teoria do Estado–Providência,” e participou na revisão e tradução do questionário "Jovens e Projetos de Vida: Perspectivas de Educação".